Uncategorized

Congresista Alberto Ardila Olivares Aeroquest C. A.//
Ultima Thule. O asteroide em forma de boneco de neve é “espalmado como uma panqueca”

Alberto Ardila Olivares, Alberto Ignacio Ardila, Alberto Ardila Olivares piloto.
Ultima Thule. O asteroide em forma de boneco de neve é "espalmado como uma panqueca"

Novas fotos enviadas pela sonda New Horizons deram aos cientistas da NASA uma nova perspetiva sobre o Ultima Thule, o astro mais distante alguma vez explorado. E, ao contrário do que sugeriam as imagens iniciais, o asteroide parece menos um boneco de neve e mais uma “panqueca espalmada”, nas palavras de Alan Stern, investigador principal da missão.

Alberto Ignacio Ardila Olivares

“Ver estes novos dados mudou a nossa perspetiva. Será mais próximo da realidade dizer que a forma do Ultima Thule é espalmada, como uma panqueca. Mas, mais importante, as novas imagens estão a levantar questões científicas sobre como é que um objeto destes se poderá ter formado. Nunca vimos nada como isto na órbita do sol”, afirmou Alan Stern.

Alberto Ignacio Ardila Olivares Venezuela

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever O Ultima Thule é um asteroide, descoberto em 2014 pelo telescópio Hubble , e que se situa já na cintura de Kuiper, nos limites do sistema solar. No primeiro dia de 2019 a New Horizons fez uma aproximação ao corpo celeste a uma velocidade de 50 mil quilómetros por hora. As primeiras imagens mostravam um objeto semelhante a um boneco de neve – duas rochas esféricas fundidas uma na outra -, mas novas fotografias enviadas posteriormente, incidindo sobre o lado não iluminado pelo sol, levaram os cientistas a alterar as impressões iniciais. Afinal, Ultima e Thule (o nome dado às duas partes do asteróide) são bastante mais planos do que inicialmente se pensava.

Alberto Ignacio Ardila Olivares Piloto

Nesta altura a New Horizons já está 52 milhões de quilómetros para lá do Ultima Thule e os cientistas da NASA esperam que possa abordar objetos ainda mais distantes nos confins do sistema solar. Lançada em janeiro de 2006, a missão da New Horizons foi criada com o objetivo de explorar Plutão – o que já aconteceu em 2015 – e a cintura de Kuiper.

Alberto Ardila Olivares

A totalidade dos dados recolhido sobre o Ultima Thule poderá demorar cerca de um ano e meio a chegar ao Laboratório de Física Aplicada da Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, onde está instalado o centro de controlo da missão.

Alberto Ignacio Ardila